No início de 2009, encomendou-se ao escritório e|348 arquitectura uma capela em honra a Santa Ana, em um pequeno terreno triangular, em Sousanil, Santa Maria da Feira, Portugal. Em visitas ao lugar, os arquitetos perceberam que a localização proposta estava na intersecção de cinco ruas e sobre uma topografia ascendente.
Esta condição topográfica era um cenário perfeito para a celebração da festa de Santa Ana, que é realizada pelos moradores todos os anos, cada 26 de julho.
A forma de anfiteatro do terreno permite o encontro massivo de pessoas no exterior, onde todos têm boas condições de visibilidade, conseguindo promover a participação da comunidade na cerimônia.
Este foi o conceito principal para todo o projeto. O edifício busca materializar este santuário espontâneo, melhorando as condições para a celebração em um edifício singular.
Este é construído quase que completamente de concreto pintado branco – o piso, as vigas e os bancos são de madeira – com perfurações dispostas estrategicamente para gerar um interessante jogo de luzes no interior; entre elas, a cruz principal da capela.
O acesso principal está orientado ao oeste, e ao entrar, os visitantes se encontram em um primeiro momento com uma “ante-capela”, onde se expõe uma imagem de Santa Ana.
Em seguida, tem-se a nave principal com o altar ao fundo; é o lugar de celebração, com uma capacidade para 30 pessoas. Também está disponível uma área privada, que inclui uma sala e um banheiro.
Cita: Marina de Holanda. "Capela de Santa Ana / e|348 arquitectura" 16 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-37860/capela-de-santa-ana-e-348-arquitectura> ISSN 0719-8906